Pular para o conteúdo

SUBESTAÇÕES DE ENERGIA

Subestações de energia são centrais de distribuição elétrica fundamentais não apenas para a transmissão de energia das concessionárias aos usuários, mas também para o funcionamento e distribuição elétrica de indústrias, empresas e edifícios residenciais de grande porte.

Para chegar até nossas casas e empresas, a energia elétrica percorre um sistema de transmissão começa nas usinas e passa por subestações, onde equipamentos (transformadores) equilibram (aumentam ou diminuem) a tensão elétrica. Ao ser elevada, evita-se a perda excessiva de energia na distribuição; para a energia ser utilizada pelos consumidores, a tensão é rebaixada.

As subestações formam um sistema de proteção, controle, transmissão e distribuição de energia de alta potência da fonte geradora até a unidade consumidora. Além disso, podem transformar  a tensão gerada, fazendo o papel de pontos de entrega para atender às demandas. Além das grandes subestações fixas, existe a possibilidade de instalar essas unidades em outros espaços públicos ou privados.

Por regularem a distribuição de energia, são em geral, utilizadas em obras importantes e de grande porte como indústrias, universidades, locais de eventos e até na manutenção de energia elétrica da concessionária local, evitando prejuízos. Em hospitais, por exemplo, uma subestação pode salvar vidas.  

COMO FUNCIONAM AS SUBESTAÇÕES DE ENERGIA?

Existem dois tipos de subestações as de transmissão e as de distribuição de energia, elas são utilizadas para garantir a menor quantidade de perdas possíveis entre a geração e o consumo da energia elétrica.

As subestações de transmissão de energia são responsáveis por levar a eletricidade das grades usinas até as periferias dos centros de consumo, isso é feito em alta tensão, garantindo assim uma perda pequena comparada ao valor transportado.

Já as subestações de distribuição de energia fazem o rebaixamento da tensão para valores utilizados no cotidiano, ou seja, ela torna essa tensão compatível com os bens de consumo que temos em casas, industrias, comércios entre outros.

Precisando de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone, email ou redes sociais.